PROCURADORES DE ESTADO ELOGIAM INDICAÇÃO DE TOFFOLI
A Anape – Associação Nacional dos Procuradores de Estado, entidade que classe representativa, que conta atualmente com cinco mil filiados, com presença efetiva nas 27 unidades federadas, vem manifestar sua profunda satisfação com a indicação do ministro José Antônio Dias Toffoli, referência maior da advocacia pública brasileira, para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Um sinal concreto da satisfação da categoria com a escolha tivemos a oportunidade de presenciar nesta quinta-feira durante o Congresso dos Procuradores do Estado de Minas Gerais, no qual estive presente: os participantes do evento espontaneamente aplaudiram, de pé, o anúncio de Toffolli para o STF. Isso significa o reconhecimento dos procuradores a seu grande trabalho à frente do maior escritório de advocacia do Brasil, no caso, a Advocacia-Geral da União.
Tal indicação, além do mais, tem um grande peso simbólico; significa a presença da advocacia brasileira na Suprema Corte. No caso, um advogado super qualificado, pois além de profundo conhecedor da advocacia privada, reconhecido como grande profissional da área, teve a feliz oportunidade de exercer o cargo de Advogado-Geral da União. Esse importante segmento da advocacia exerce significativo papel para a consolidação do Estado Democrático de Direito e para a defesa da sociedade.
Dessa forma, é alvissareiro saber que o Brasil terá a oportunidade de ter no Supremo Tribunal Federal, um advogado conhecedor dos problemas do Estado Brasileiro e do seu sistema de defesa, isto é, a advocacia pública. Todo esse conhecimento acumulado, com certeza, trará benefícios para a cidadania e vai servir de alicerce para julgar com responsabilidade as grandes causas que envolvem o Estado.
Além do mais, cabe registrar, que o ministro Toffoli inovou, revolucionou e fortaleceu o sistema de consultoria jurídica e defesa do Estado da Advocacia-Geral da União. Tal reforço teve reflexos diretos e positivos na advocacia pública estadual que seguindo o exemplo da AGU, buscou a modernização e a eficiência.
Enfim, poderíamos enumerar diversas ações e posturas para justificar nosso total apoio à escolha, mas acreditamos que melhor que simplesmente falar, é observarmos o legado deixado por Toffoli na Advocacia-Geral da União, isto sim vale mais que simples palavras.
A ANAPE deseja sucesso nessa nova fase da brilhante carreira do Ministro Toffoli e coloca os Procuradores de Estado a disposição, como forma de retribuir o apoio que recebeu ao longo de toda gestão do Advogado-Geral da União. A defesa do Estado é a defesa da sociedade, pois quem defende os entes, na verdade defendem o patrimônio de todos, e este patrimônio comum é que permite a viabilização das políticas públicas em prol do cidadão.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Geraldo Ildebrando de Andrade
ResponderExcluirEsta na hora de termos novas idéias e ideais no STF, por isto o nome do Ministro Toffoli não poderia ter melhor escolha.
Paulo tessiano apoia aindicação do ministro TOFFOLI para o STF.
ResponderExcluir25-9-09= 17:55
Paulo tessiano apoia o ministro Toffoli para o STF, pela sua conduta como advogado geral da união,e como um ser humano corréto.
ResponderExcluirSão Paulo 25-9-06=18:11